quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Photobucket

Época Natalícia é sinonimo de doces, mais doces e mais doces. E este é um que não pode faltar. E desde que a nova membra chegou la a casa :-D ( a bimby) tornou-se proibido comprar Bolo Rei. Embora trabalhoso mas seguindo os passos do Livro Base ate se torna divertido, porque nenhum fica igual ao outro e recheia-se com o que se tiver a mão.. ate de chocolate já saiu :-)

Photobucket
Ingredientes:

70g de açucarCasca de 1 laranja e de 1 limão ( eu só coloco meio de cada)
130g de leite
100g de manteiga
3 gemas de ovo
20g fermento de padeiro ou 1 carteira de fermipan
20g de sumo de laranja
400g a 450g de farinha com fermento (previamente pesada)
1pitada de sal

vinho do porto e frutos secos a gosto (eu utilizo uvas passas, avelãs e amêndoa)
1 gema para pincelae
fruta cristalizada e seca para decorar
________________________________________________________________
T31_BIMBY
Primeiro cubra os frutos secos com o vinho do porto e reserve.
Coloque o açúcar no copo bem seco e pulverize 15seg., vel.9. Junte as cascas dos citrinos através do bocal e rale uns segundos na vel.5. Adicione o leite e a manteiga e programe 30 seg, Temp. 37º, vel. 6 e a seguir 30seg. vel.9. sem temperatura. reduza para velocidade e junte as gemas, o fermento e o sumo de laranja, misturando durante uns segundos. Deite a farinha a pouco e pouco atraves do bucal e só no fim a pitada de sal. Aumente para a vel. 9 durante 30seg.Programe 3min vel. Espiga e verifique se o conteúdo forma uma bola que não fique agarrada às paredes do copo. Se for o caso, pare a bimby, polvilhe as paredes do copo com um pouco de farinha e volte a amassar na mesma velocidade. deixe repousar a massa dentro do copo ate esta levantar o copinho.Logo que isso aconteça, pressione a massa com as mãos de forma a que o volume baixe e volte a programar 15 seg, vel. 9 e 1min. vel. espiga.Retire a massa do copo e coloque sobre a bancada. nesta altura coe os frutos secos junte a massa. terá que ter um recipiente com farinha para ir juntanto aos poucos e poucos a massa enquanto amassa, de forma a que os frutos secos se espalhem pela massa e a massa não fique tão pegajosa. Findo isso dê-lhe a forma de uma rosca e coloque-a num tabuleiro previamente untada. Pincele a massa com gema de ovo e decore a seu gosto. Aguarde que a massa dobre de volume e a seguir coloque no forno pré-aquecido a 180º durante 20 min.
Dá trabalho mas garanto-vos que nunca mais irão querer comprar bolo rei nas pastelarias. Fica muito fofinho e com um sabor extraordinário e alem de tudo.. sabemos o que comemos :-D BOM APETIT!
...............................................................................................................................................................

3 Comentários:

Luísa Alexandra disse...

Ficou mesmo uma delícia!
Apetece-me mais comer este tipo de bolo fora da época que quando é altura deles!!!!

AF disse...

Pois a quem o dizes.... e eu que não gostava de bolo rei, mas deste não posso fazer muitas vezes porqu eo devoro :-)

Sónia Alexandra disse...

Vou guardar a receitinha...delicioso. Beijinhos

Enviar um comentário